Blog

Alterações de voo feita pela companhia: saiba o que fazer.

Por: Extraviou | Data: 29 de março de 2019

As pessoas que costumam viajar com frequência, seja por lazer ou negócios, sabem que é comum ter alterações de voo. As remarcações, por exemplo, são um dos problemas mais comuns e podem atrapalhar os planos e a agenda pessoal. O problema maior é quando o novo horário não atende mais as necessidades do passageiro.

Essas alterações de voo inesperadas acontecem por diversas razões, mas todas elas envolvem a segurança e o conforto da tripulação. Um dos motivos mais comuns é o surgimento da necessidade de realizar manutenções que não estavam programas. Outro exemplo é devido as condições meteorológicas desfavoráveis.

Contudo, para não ficar no prejuízo, saiba o que fazer quando a companhia aérea muda o horário de voo e quais são as suas opções nesses casos. Vamos lá!

Quais são as obrigações da companhia aérea em caso de alterações de voo (cancelamento e remarcação)?

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), quando a companhia aérea faz alterações nos horários do voo, os passageiros devem ser avisados imediatamente. Com a nova informação, o comprador, desde que tenha adquirido a passagem com uma antecedência superior a 7 dias, pode desistir do voo sem sofrer prejuízos.

Além disso, passadas 24 horas do aviso, o passageiro pode remarcar a sua viagem para outra data ou solicitar o reembolso.

O que fazer para remarcar o voo?

Caso o novo horário de voo não atenda às suas necessidades e você opte por desistir da viagem, mas remarcar para outro dia, existem algumas questões para serem levadas em consideração.

Como os valores das passagens variam conforme o dia, período do ano e outros fatores, pode ser necessário desembolsar um valor adicional ao que já havia sido pago na passagem anterior. Isso porque o valor total inclui não apenas os serviços de transporte aéreo, mas também as tarifas aeroportuárias e outros valores pagos às entidades governamentais.

Além disso, a escolha de uma nova data para viagem estará sujeita à disponibilidade de voos da empresa contratada. Portanto, marcar o novo voo com antecedência para evitar mais imprevistos é sempre o recomendado.

Se você adquiriu a passagem através de um pacote de turismo vendido por uma agência, deverá consultá-la para obter orientação e consultar quais são as condições acordadas no contrata de prestação de serviços.

Como solicitar o reembolso da passagem aérea?

Frente à alteração no horário de voo, se você desistiu da sua viagem e quer solicitar o reembolso, poderá entrar em contato com a companhia aérea 24 horas após o aviso. O prazo previsto é de, pelo menos, 7 dias após a solicitação. Entretanto, se a compra foi intermediada por uma agência esse prazo pode variar.

A companhia aérea poderá fornecer a opção de reembolso em forma de crédito para compras futuras. Essa pode ser uma ótima opção para pessoas que viajam com frequência.

Uma vez que esse acordo seja aceito pelo passageiro, este ficará livre para utilizar livremente o crédito reembolsado. Ainda é possível a compra de passagens para terceiros. Todavia, a empresa aérea deverá emitir um documento constando o valor do crédito e o período de validade para utilização.

Por fim, o valor total cobrado pela companhia aérea não pode ultrapassar o valor pago pela passagem. Isso porque a alteração foi realizada pela própria companhia aérea e o cliente não pode ser penalizado. A empresa deve tentar solucionar o  problema da melhor forma possível. Isso inclui a tentativa de realocação do consumidor em um voo que atenda as suas necessidades.

Ainda tem dúvidas e quer ajuda para resolver o seu caso? Entre em contato via formulário, telefone ou WhatsApp e informe o seu problema.

Pesquisar
Posts mais populares