Blog

Check-in online: tudo que você precisa saber.

Por: Extraviou | Data: 2 de maio de 2019

Sabe quando você vai fazer uma viagem curta e leva no máximo uma bagagem de mão, mas quando chega no aeroporto precisa pegar uma fila imensa, mesmo sem ter que despachar nada? Isso não é divertido e, para casos como esse, a melhor solução é o check-in online.

Ele é ótimo também para quem vai chegar em cima da hora no aeroporto e não pode perder tempo na fila ou simplesmente para quem gosta de deixar a vida mais simples e rápida.

Embora muitos desconheçam, o check-in online existe há muitos anos. O que acha de começar a usá-lo?

Check-in online: entenda como funciona

Todo mundo que vai viajar de avião precisa fazer o check-in. É nesse momento que a pessoa deve mostrar o código de reserva e um documento de identidade. Quando há bagagem para ser despachada também é hora de fazer isso.

Depois de o atendente conferir o documento, o bilhete aéreo é emitido. No geral, há longas filas para isso, principalmente em véspera de feriado. Por isso, é preciso chegar com antecedência no aeroporto para evitar perder o voo.

Quando o passageiro opta por realizar o check-in online ele faz tudo isso pela internet. Entra no site da empresa escolhida, preenche os dados e imprime o cartão – ou até mesmo apenas o deixa na galeria do celular, o que pode facilitar ainda mais.

Isso ajuda e evitar que você perca o voo por uma pane no sistema, por chegar muito em cima da hora após ter ficado parado no trânsito, entre outros.

Como fazer o check-in online online

  • Confira qual foi a empresa escolhida para voar;
  • Entre no site oficial dela e procure o campo escrito “check-in online”;
  • Digite o código de reserva que você recebeu quando comprou a passagem, além da cidade de embarque e de destino;
  • Confirme o seu e-mail e número de celular;
  • Baixe o cartão de embarque ou espere que ele chegue em seu e-mail;
  • Imprima o cartão de embarque para usá-lo na viagem.

Caso a empresa aérea escolhida não envie o cartão de embarque, será preciso ir ao guichê físico para realizar a impressão.

O tempo de antecedência no qual você pode realizar o check-in online varia de acordo com a empresa, mas, na maioria delas, é de 72 horas.

Vou despachar malas, e agora?

Se você vai levar algo além da mala e mão, é preciso pegar fila no aeroporto. Algumas empresas têm um local reservado para quem fez check-in online, mas a maioria atende junto com os demais.

Caso só leve a bagagem de mão basta apresentar o bilhete acompanhado do seu documento de identificação quando for entrar na parte de embarque e depois ao entrar no avião.

Compensa realizar o check-in online?

A primeiro ponto a ser considerado é que o procedimento é gratuito, ou seja, mesmo que você precise despachar a mala e pegar a fila, ele já vai agilizar um pouco o processo.

Outro ponto muito interessante e atrativo, é que ao realizar o procedimento o viajante pode escolher a poltrona. Assim, você conseguirá ter uma variedade de lugares vagos maior e será mais fácil decidir onde vai sentar.

Gostou das dicas? Em nosso blog há diversas informações importantes sobre viagens. Confira!

Pesquisar
Posts mais populares