Blog

Classe das passagens aéreas: saiba as diferenças entre elas.

Por: Extraviou | Data: 20 de novembro de 2019

É tranquilo afirmar que a grande maioria das pessoas viaja na classe econômica, opção mais barata oferecida pelas companhias aéreas. Mas se você quer ter mais conforto durante a viagem é possível comprar outra classe e desfrutar de alguns benefícios a mais.

Por isso, na hora de escolher as passagens aéreas é muito importante que o viajante saiba quais as vantagens cada classe oferece, para que verifique se compensa ou não pagar a mais por isso.  

Para ajudá-los vamos detalhar todo o funcionamento e também as principais diferenças entre as classes de voo.

Uma curiosidade legal é saber que nos voos domésticos, não existe a opção da primeira classe, sendo disponibilizada apenas a classe econômica e a classe executiva.

Já nos voos internacionais, dependendo do trajeto a companhia aérea também só oferece a classe econômica e a classe executiva como costuma acontecer, nos voos com destino a América Latina. Já em viagens mais longas é comum ter o espaço reservado para a primeira classe.

Então, agora vamos ao que interessa.


1. Classe Econômica

A classe econômica é a mais utilizada por ter um preço mais acessível, mas oferece menos comodidade devido ao menor espaço entre as poltronas, gerando uma sensação de desconforto, pois as pernas não podem ser esticadas normalmente, principalmente, por pessoas de maior estatura.

Outro ponto negativo é que na classe econômica, o passageiro tem direito a levar menos bagagem.

Uma dica importante para superar os pontos negativos é você escolher assentos próximos das asas, pois nesse local o trepidar interno do avião é menor, proporcionando mais equilíbrio e consequentemente mais conforto durante o voo.

Outra dica é você escolher assentos mais próximos das saídas de emergência, pois esses locais oferecem mais espaço, evitando aquela sensação incômoda de endurecimento, principalmente das juntas das pernas, por falta de movimentação.

Quando você for adquirir passagens nessa classe para um casal, por exemplo, procure comprar janela e corredor, pois como geralmente são três lugares, dificilmente alguém vai comprar o assento do meio caso o voo não esteja lotado, gerando mais espaço para relaxar.

Na classe executiva o passageiro terá mais regalias, mas o preço pode chegar a custar cinco vezes o preço da classe econômica.

2. Classe Executiva

Se você estiver disposto e puder desembolsar tal valor, a classe executiva oferece poltrona com alto grau de inclinação, possibilitando até um sono reparador das energias, principalmente se for horário noturno.

Outra vantagem que justifica o preço é uma alimentação mais elaborada com uma cardápio mais rico em opções, acompanhado de bebidas alcoólicas, como por exemplo, vinho e whisky.

Na classe executiva o passageiro pode levar mais bagagem do que na econômica, possibilitando trazer um maior volume de compras.

3. Primeira Classe

Com um preço que pode chegar a dez vezes o valor da classe econômica, o passageiro é compensado com um atendimento vip comparado a um hotel de cinco estrelas.

Os serviços diferenciados podem ser desde um chef de cozinha exclusivo, dormitório, bar e até mesmo um SPA.

Esse serviço é disponibilizado em aviões de grande porte, pois tais comodidades demandam muito espaço físico.

O alto valor da passagem é ainda compensado com check in e embarque prioritário, livrando o passageiro de filas e outras burocracias.

A companhia aérea me colocou em classe inferior a contratada. Tenho algum direito ?

Sim. Caso a companhia aérea altere a classe contratada, o passageiro tem direito a receber a diferença do valor pago, pela falha na prestação do serviço.

Além da devolução de valores, na maioria dos casos, também é devido indenização por danos morais, vez que o serviço foi fornecido em qualidade inferior a contratada no momento da compra das passagens.

Para exemplificar, trazemos a Apelação Cível nº 1019351112015826010, julgada no dia 27/04/2017, pela Vigésima Quarta Câmara Cível do Tribunal de São Paulo.

No processo, os autores pediam a devolução da diferença entre o valor do assento da primeira classe para o da classe executiva, além de danos morais. Os pedidos foram aceitos, pois a companhia aérea os colocou em classe inferior, desrespeitando a legítima expectativa dos consumidores.

Se você já passou por essa situação entre em contato com a Extraviou.

Pesquisar
Posts mais populares