Blog

Nome errado no bilhete aéreo: saiba como proceder.

Por: Extraviou | Data: 29 de março de 2019

Imagine chegar na hora de viajar e ver que o bilhete aéreo está com seu nome errado. Isso pode gerar diversos problemas e atrasos, incluindo o impedimento do embarque. Como proceder neste momento? Veja neste artigo quais medidas você deve tomar nesta situação. Reunimos todas as informações necessárias que você precisa saber.

É importante lembrar que os nomes verificados pela empresa são sempre o primeiro nome e o último sobrenome. Caso a pessoa tenha algum agnome como júnior, filho, neto, também deve constar na passagem aérea ou o bilhete ficará com o nome errado.

Existem, porém, alguns erros que não interferem na fonética do nome e que não necessitam de alteração. É o que acontece, por exemplo, trocar o i pelo y sem mudar a pronúncia do nome. Erros nos sobrenomes do meio também não costumam gerar nenhum problema. No entanto, cada companhia aérea é que analisa se aceita ou não o bilhete com a digitação incorreta. Na dúvida, consulte sempre a empresa da qual você contratou o serviço.

O que é permitido fazer quando há erro de digitação no bilhete aéreo?

Caso você tenha digitado o nome com erros de grafia tanto no nome quanto no sobrenome, é possível solicitar a alteração à companhia aérea. Nestes casos, geralmente as empresas autorizam a mudança, já que não geram nenhuma alteração na titularidade em si. Essa medida é regulamentada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).  Dessa forma, a empresa aérea deve realizar a alteração quando solicitada pelo cliente. Fique atento com relação a taxas indevidas, pois a empresa não pode cobrar nenhum valor adicional para fazer a alteração.

É importante saber, no entanto, que não é permitido mudar a titularidade do bilhete aéreo. A ANAC não autoriza a transferência do caráter pessoal da passagem, pois isso indicaria que houve uma mudança de passageiro. Caso este seja o seu problema, a solução possível é solicitar o cancelamento da passagem e emissão de uma nova.

O que fazer se eu me sentir lesado?

Infelizmente é muito comum que erros de digitação ou alguma alteração no nome gerem diversos transtornos aos usuários na hora da viagem. O pior deles é o impedimento de embarque. Muitas vezes impede também a viagem de seu(s) acompanhante(s), agravando ainda mais o problema. Em casos em que os passageiros se sintam prejudicados por conta da demora na solução do problema pela companhia aérea é preciso entrar em contato com a empresa e solicitar o atendimento imediato. Caso a empresa não atenda o passageiro, é possível encaminhar uma solicitação de intervenção da ANAC, órgãos de defesa do consumidor e até mesmo a Justiça. A ANAC atende os usuários 24 horas por dia tanto pela internet quanto pelo seu telefone.

Caso a empresa aérea não apresente uma solução é possível também entrar com um processo por danos morais e materiais. Para isso, é importante avaliar se houve violação do direito do consumidor e falha da empresa ao prestar o serviço contratado.

Para evitar este tipo de transtorno é possível também contratar serviços de empresas especializadas que fazem toda a intermediação entre você e as empresas envolvidas no caso.

Se você estiver com algum problema de nome errado na sua passagem preencha nosso formulário de contato informando o caso ou entre em contato conosco por telefone, e-mail ou WhatsApp.

 

Pesquisar
Posts mais populares