Blog

Passagem aérea da Avianca? Entenda a situação da empresa e veja como fica a situação dos voos.

Por: Extraviou | Data: 2 de maio de 2019

Nos últimos meses, a companhia aérea Avianca tem sido destaque nos noticiários com seu pedido de recuperação judicial. Desde então e com alguns voos cancelados, muitas dúvidas surgiram, principalmente entre aqueles que já adquiriram ou que estão pensando em adquirir uma passagem aérea da Avianca.

Neste artigo, iremos explicar o que está acontecendo e como ficam os voos. Acompanhe.

O que aconteceu com a Avianca?

Maior companhia aérea da Colômbia e terceira maior da América do Sul, a Avianca entrou com um pedido de recuperação judicial no final do ano passado (11 de dezembro de 2018), pois enfrentava dificuldades para pagar os arrendamentos de aviões devido a uma grande crise econômica.

Na época, a empresa afirmou que tomou essa atitude a fim de tranquilizar os seus clientes e impedir que seus aviões fossem tomados pelos arrendatários, o que viria a atrasar as operações com um número reduzido de aeronaves. A companhia garantiu ainda que os voos não sofreriam alterações e quem já havia comprado uma passagem aérea da Avianca ou estava pensando em adquirir um bilhete, podia ficar tranquilo.

Porém, desde então, a Avianca já teve voos cancelados no Brasil e devolveu algumas das suas aeronaves como forma de reduzir a sua dívida. Recentemente, a companhia anunciou que a partir do dia 29 de abril, passará a ter operações em apenas quatro aeroportos brasileiros. São eles: Congonhas, Santos Dumont, Salvador e Brasília.

Possuo uma passagem aérea da Avianca, o que devo fazer?

O recomendado aqui, após a aquisição de uma passagem aérea da Avianca, é ir acompanhando regularmente as informações referentes ao seu voo no site oficial da companhia. Em caso de cancelamento, o reembolso do seu bilhete pode ser solicitado.

Caso você esteja receoso em relação a sua viagem, observe as condições do seu bilhete para casos de desistência e reembolso.

É importante destacar que existem duas Aviancas em operação no Brasil: a brasileira e a internacional, essa última com bases em San Salvador, Bogotá e Lima. Quem solicitou recuperação judicial foi a brasileira, a Avianca internacional segue operando sem problemas. Vale ficar atento a esse detalhe no momento de comprar uma passagem aérea da Avianca.

Vale a pena comprar passagem aérea da Avianca?

A recomendação neste tipo de situação é agir com cautela. A companhia aérea está atualizando constantemente o seu site com as rotas que ainda estão operando normalmente e, caso a passagem aérea da Avianca na data e itinerário que você deseja esteja disponível para compra, acredita-se que a viagem está confirmada.

Porém, esse tipo de processo sofre alterações com frequência e novas decisões podem ser tomadas, impactando na sua viagem. Nesses casos, é válido verificar, no momento da compra, os direitos assegurados na sua tarifa.

Tive meu voo cancelado pela Avianca. O que fazer?

Em caso de cancelamento do voo, a companhia deve:

– garantir o reembolso integral do valor da passagem aérea; ou

– realocar o passageiro em outro voo da empresa ou de outra companhia aérea, sem custo, além de garantir assistência material de eventuais gastos extras.

Importante deixar claro que em alguns casos não basta a devolução do valor pago, pois é comum a existência de compromissos inadiáveis, como a existência de  casamento de alguma pessoa querida ou um compromisso profissional, por exemplo.

Toda a programação feita deve ser levada em consideração nesse momento, pois o prejuízo não pode ser repassado para o consumidor que comprou uma passagem, na maioria das vezes, com antecedência e se planejou para a viagem. Nesses casos de urgência, aconselhamos nossos clientes a comprarem nova passagem, guardar o comprovante fiscal e pedir o ressarcimento dos valores gastos.

Está com algum problema referente à passagem aérea, como atraso, cancelamento ou extravio de bagagem? Preencha nosso formulário informando o que está acontecendo ou entre em contato conosco por Whats App, e-mail ou telefone.

Pesquisar
Posts mais populares