Blog

Passaporte brasileiro: como tirá-lo em 6 passos.

Por: Extraviou | Data: 2 de maio de 2019

Para quem gosta de viajar, o passaporte brasileiro é o parceiro indispensável para explorar o mundo. Afinal, é um dos documentos obrigatórios para entrar na maioria dos países, com exceção de alguns países da América do Sul. Apesar da sua importância, é um documento relativamente simples de obter. Mesmo assim, não é incomum surgirem dúvidas nesse processo.

Para ajudar nessas questões, nós separamos um passo a passo com tudo que você precisa saber para fazer seu passaporte brasileiro. Vale lembrar que o procedimento é igual para todos e válido tanto para a primeira vez como para quem já possuía um. Afinal, não tem como simplesmente renovar o passaporte brasileiro.

Acompanhe!

Documentação

Passo 1: Verificar os documentos

Antes de iniciar o processo, é essencial verificar a documentação necessária. O principal é o documento de identidade original com foto em boas condições, podendo ser RG, Carteira de Habilitação com foto, Carteira de Trabalho ou até o passaporte anterior. A apresentação de passaporte anterior é obrigatória caso ainda esteja válido ou precisará pagar uma taxa.

É importante também apresentar o CPF, seja através do documento em si, seja através de um documento que o tenha incluído – como o RG e a Carteira de Habilitação, por exemplo. Para brasileiros naturalizados, é indispensável levar o certificado de naturalização original. Não é necessário levar título de eleitor e comprovante de votação e nem de serviço militar, mas é preciso estar com a situação regular em ambos os casos.

Atenção que o documento pode ser rejeitado em razão de abreviação ou nome alterado. Caso a mudança seja por casamento, é imprescindível a apresentação de todas as certidões de casamento e/ou divórcio para comprovar as alterações. É possível conferir todas as regras e variáveis no site da Polícia Federal.

Procedimento Online

Passo 2: Solicitar o passaporte

Para a próxima etapa, você precisará acessar o formulário online para requerimento de passaporte brasileiro no site da PF e preenchê-lo. É recomendado que tenha os documentos em mãos para não errar nas informações. O processo é simples e são quatro telas no total: dados pessoais, documentos, dados complementares e local de atendimento.

Passo 3: Pagar a taxa

Quando concluir o preenchimento online, será gerado um número de protocolo e o boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU). Com ele você deve pagar a taxa de emissão do passaporte brasileiro, atualmente no valor de R$ 257,25.

Passo 4: Agendar a data

O pagamento do GRU pode levar até 72 horas para ser validado. Depois disso, você deve voltar ao site da PF e acessar a parte de agendamento de atendimento. Para isso será necessário inserir o CPF, número de protocolo e data de nascimento. O site irá mostrar os dias e horários disponíveis, bastando escolher a melhor data para você.

Procedimento Presencial

Passo 5: Comparecer ao posto

No dia marcado, chegue ao posto determinado com 15 minutos de antecedência levando a documentação e comprovante de pagamento. Durante o atendimento, o funcionário irá verificar os dados e tirar as impressões digitais e fazer a foto. No final você receberá um protocolo com a data esperada de entrega.

Passo 6: Retirar o passaporte

Quando o passaporte ficar pronto você receberá um e-mail avisando. Você deve comparecer no mesmo posto em um prazo de até 90 dias e levar o documento de identidade para retirar o seu passaporte brasileiro. Lá você deve verificar se as informações estão corretas e assiná-lo.

Viajar sempre demanda muito planejamento para que tudo ocorra sem problemas. Quando é uma viagem aérea para outro país, as dificuldades podem ser ainda maiores. Por isso, conte conosco para solucionar os seus problemas. Preencha nosso formulário de contato para que possamos te auxiliar no que for necessário.

Pesquisar
Posts mais populares