Blog

PASSAPORTE DE EMERGÊNCIA

Por: Extraviou | Data: 9 de julho de 2019

Todos os detalhes que você precisa saber.

Muitas pessoas não sabem, mas existem alguns casos em que pode ser solicitado o passaporte de emergência. Para isso, é necessário que o solicitante preencha alguns requisitos.

Importante que os consumidores se atentem, pois nos casos de viagens a turismo, não se permite a emissão do passaporte de emergência.

Uma das situações em que é permitido que seja solicitado o passaporte de emergência, é quando existe necessidade de que a viagem seja feita imediatamente por motivo de saúde daquele que está solicitando o passaporte, do cônjuge ou de algum parente até 2º grau.

A viagem por necessidade do trabalho e também por motivo de ajuda humanitária também são considerados motivos “justificáveis” para que o passaporte de emergência seja requerido.

Além disso, o requerente deve se atentar também sobre a documentação necessária a ser apresentada para que o passaporte de urgência seja deferido.

Destaca-se, que todas as exigências para a concessão do passaporte de emergência constam no site da Receita Federal, sendo que você pode acessá-lo através do link.

O prazo para que o requerente tenha o seu passaporte de emergência em mãos é de 24 horas, lembrando que este deve estar apto a solicitar o passaporte de urgência, de acordo com as exigências e requisitos estabelecidos pela polícia Federal.

Ressalta-se, que para a emissão de um passaporte de emergência, é necessário que o requerente efetue o pagamento de uma taxa, no valor de R$ 334,42. Além disso, esse passaporte tem validade de apenas 1 ano, e não pode ser renovado.

Por fim, a nossa dica, é de que assim que você programar a sua viagem, fique de olho nas regras para a entrada no país escolhido, e caso seja necessário a apresentação do passaporte, você verifique com antecedência a validade deste, a fim de se evitar situações que trarão grandes aborrecimentos. 

Pesquisar
Posts mais populares