Blog

Seguro viagem: entenda tudo sobre ele.

Por: Extraviou | Data: 21 de fevereiro de 2019

Tão importante quanto a mala são os cuidados para se ter tranquilidade na sua viagem. E um dos cuidados fundamentais é em relação ao seguro viagem. Trata-se de um serviço fundamental, especialmente quando falamos em destinos no exterior.

Ainda que não seja obrigatório na maioria dos países, é muito importante investir nesse serviço. Mas por que é tão essencial ter um seguro viagem? Como fazer a melhor escolha? Saiba mais sobre o assunto a seguir.

O que é seguro viagem?

 

Seguro viagem é um serviço disponibilizado por algumas empresas e que oferece ao viajante, todo o suporte durante uma viagem. Possui o intuito de auxiliar o passageiro em casos de imprevistos. Pode ser usado em qualquer tipo de viagem, porém é mais indicado nas internacionais. Isso porque é capaz de assegurar o viajante contra possíveis imprevistos, como despesas médicas, acidentes e etc.

Entendemos ser essencial a contratação do seguro, tanto em viagens nacionais, quanto nas internacionais. Essa precaução pode evitar eventual problema ou até mesmo gastos extras que não foram programados.

No caso de viagens nacionais, caso o viajante opte por não contratar o seguro viagem, deve verificar se o seu plano de saúde tem cobertura no local de destino. Isso porque, grande parte dos planos de saúde não possui cobertura fora do Município ou do Estado em que foi feita a contratação.

Seguro viagem x Assistência Viagem

 

Muitas pessoas acabam confundindo seguro de viagem com assistência de viagem. Existem algumas diferenças entre eles, sendo que a principal delas, só pode ser vista no momento da pesquisa e na hora de assinar o contrato.

O seguro viagem prevê que todas as despesas médicas que possam acontecer em caso de acidente serão de responsabilidade do viajante. Porém, o mesmo deve solicitar o reembolso à seguradora, desde que às despesas estejam dentro do limite de cobertura estabelecido anteriormente em contrato. Para que isso aconteça, é necessário apresentar alguns documentos como:

*Laudos

*Comprovantes de despesas médicas

*Notas fiscais

*Documentos que indiquem o atendimento

É um processo burocrático, porém investir no seguro viagem garante que o viajante escolha o local no qual será atendido. Isso pode acontecer em locais que não façam parte da rede na qual o seguro cobre.

Além disso, o seguro viagem pode ser acionado a qualquer momento. O serviço oferecido pela seguradora vai depender do plano e da cobertura escolhidos pelo contratante.

Com relação aos valores cobrados pelas seguradoras, esses podem variar de acordo com o destino escolhido, quantidade de dias que o passageiro ficará fora, o motivo da viagem, bem como o perfil do viajante.

Outra questão importante, é que o seguro viagem deve ser contratado preferencialmente antes da viagem, pois nem sempre é possível realizar tal contratação fora do país (nos casos de viagem internacional.)

Já a assistência viagem funciona de forma diversa, pois as despesas com atendimento serão assumidas pela seguradora contratada. Isso, claro, dentro do limite acordado no contrato firmado entre as partes. Mas nesse caso, antes do segurado receber o atendimento, deverá entrar em contato com a empresa contratada.

O local será de escolha da seguradora, permitindo que o segurado não arque com nenhuma despesa. Somente em casos de emergência é que a seguradora não indica o local onde o segurado deverá ser atendido. Além disso, é comum que muitas seguradoras vendam os dois serviços em um mesmo pacote, sendo necessário verificar tal informação antes de finalizar a contratação junto a seguradora.

O que está incluso no seguro viagem?

 

Isso pode variar de acordo com cada seguradora. Porém, geralmente há um suporte com despesas médicas, farmacêutica, auxílio em caso de extravio de bagagens ou perda de documentos, translado médico, cancelamento ou extensão de viagem entre outros, devendo o passageiro verificar no seu contrato quais são as coberturas abarcadas pelo plano escolhido.  Lembrando que os serviços presentes no plano interferem no valor que será pago pelo viajante.

Como contratar um seguro viagem?

 

Existem diversas formas de contratar um seguro viagem. Isso pode ser realizado por empresas especializadas nesse tipo de serviço, no próprio banco do viajante ou por meio da companhia aérea escolhida. Existe ainda a opção de fazer o seguro pelo site onde a passagem foi comprada, em agências de turismo e também pelas operadoras de cartão de crédito. Pode ser feito ainda de forma online ou presencial, isso vai depender da empresa que o passageiro escolheu para efetuar esse seguro.

Por fim, o mais prudente, é que o passageiro faça uma cotação com pelo menos 3 empresas de seguros para viagem. Deve analisar qual é a melhor opção para ele, de acordo com as suas necessidades. Outro aspecto importante é verificar aquele que tenha um bom custo benefício.

 

Caso você esteja tendo, ou já teve algum problema na sua viagem, entre em contato conosco. Isso pode ser feito preenchendo o formulário ou através do telefone, e-mail ou WhatsApp.