Blog

Entrega de encomendas: serviço prestado por companhias aéreas.

Por: Extraviou | Data: 20 de fevereiro de 2019

A entrega de encomendas utilizando o serviço de transporte aéreo se tornou, hoje, mais do que apenas uma opção, mas uma atitude indispensável para as marcas que buscam aumentar o seu diferencial competitivo, bem como ganhar a preferência dos clientes. Afinal, trata-se de uma solução eficiente e altamente ágil, capaz de garantir aos consumidores uma experiência positiva e melhor satisfação.

No entanto, mesmo sendo um sucesso entre as opções de transporte de cargas existentes, muitas pessoas não sabem como funciona e o que fazer caso o produto não seja entregue no prazo estipulado. Para ajudá-las a entender essas questões, preparamos este conteúdo. Confira!

Como funciona o processo de entrega de encomendas pelo transporte aéreo?

O processo de entrega de encomendas pela malha aérea é muito similar ao que acontece quando enviado pela malha rodoviária.

Para que entenda melhor, montamos abaixo um passo a passo resumido:

  1. Necessidade do serviço de transporte aéreo

O primeiro passo é identificar a necessidade de envio de mercadorias pela malha aérea. Nesse processo, busca-se avaliar aspectos como: prazo de entrega da mercadoria (isso é o cliente que acorda com a empresa fornecedora do serviço de transporte), bem como o seu peso e tamanho e o valor que o cliente está disposto a pagar.

São com base nesses elementos que a empresa de transporte aéreo de cargas avalia as opções de voos existentes e busca embarcar a mercadoria em um deles, considerando, principalmente, o prazo de entrega exigido.

  1. Coleta da mercadoria, avaliação da embalagem e embarque

O segundo passo consiste em coletar a mercadoria. O agendamento da coleta, geralmente, é feito por e-mail ou telefone. No próprio processo de coleta é avaliado a mercadoria. A intenção com isso é verificar se ela atende aos requisitos gerais para o seu embarque. Feito isso, o produto recebe uma etiqueta de identificação.

  1. Embarque, desembarque e entrega

Na terceira etapa, ocorre o processo de embarque, desembarque e entrega. O cliente pode acompanhar a mercadoria pelo código de rastreamento que é fornecido pela empresa de transporte aéreo, até o desembarque e entrega.

Isso torna tal processo mais transparente e garante que o consumidor fique por dentro de tudo.

O que fazer caso o produto não seja entregue no prazo estipulado?

Pode acontecer de a mercadoria atrasar, ou seja, não ser entregue no prazo estipulado. Nesse caso, você sabe o que fazer? Talvez essa seja a dúvida de muitas pessoas. Elas estão tão acostumadas com o envio de mercadorias pela malha rodoviária, talvez pela facilidade e preço, que quando isso acontece na malha aérea, ficam perdidas.

Então, geralmente, os especialistas recomendam que o cliente entre em contato com a empresa de transporte aéreo, para que esta tome as providências necessárias.

Vale dizer que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente pode exigir da operadora de tal serviço:

  • Que a mercadoria seja entregue forçadamente;
  • Que outro produto equivalente ao enviado seja entregue no prazo proposto;
  • Pode também desistir do serviço de entrega e ter o valor ressarcido.

O ideal é que o cliente entre em contato por e-mail com a empresa fornecedora do serviço de entrega de encomendas pela malha aérea, pois assim terá um comprovante de que buscou primeiro resolver amigavelmente.

No entanto, caso após a sua requisição formal a mercadoria não for entregue, dirija-se ao Procon de sua cidade para tomar as providências judiciais cabíveis. Outra opção é procurar o Juizado de Pequenas Causas.

O que acontece se a mercadoria for extraviada?

Se ocorrer o extravio da mercadoria o consumidor tem direito de ser ressarcido por todos os prejuízos sofridos. A companhia aérea fica responsável pelo valor integral do produto, além de danos morais.

Nesse sentido, o poder judiciário entende que as empresas aéreas devem assumir todo o risco dessa atividade econômica. Portando, quando se contrata um serviço de transporte esta subentendido que a mercadoria será entregue em perfeito estado, no dia e horário combinado.

Nesses casos é extremamente importante que a pessoa tenha guardado os comprovantes de despacho do produto. Entre eles podemos citar a nota fiscal avulsa ou a Declaração de Conteúdo.

Então, passou por algum problema de atraso de entrega de encomenda pelo frete aéreo? Entre em contato conosco por telefone ou WhatsApp. Podemos te ajudar a resolver esse impasse ligeirinho, desde que conte como tudo aconteceu!