Blog

Vai viajar? Lembre-se de documentar todo o trajeto.

Por: Extraviou | Data: 28 de novembro de 2018

Quem viaja de avião constantemente provavelmente já passou pelo contratempo de ter um voo cancelado ou atrasado. Isso costuma acontecer por conta de condições climáticas adversas, baixo volume de ocupação dos assentos, problemas com a tripulação ou a necessidade de manutenção não programada na aeronave. Em todos esses casos é muito  importante é documentar tudo que ocorrer durante o trajeto da viagem.

Ainda que seja uma viagem a laser, sem compromissos especiais, esses problemas comprometem a programação, atrasando sua chegada ao destino final.

No entanto, saiba que nesses casos o passageiro tem direitos. Para garanti-los é preciso registrar tudo o que for possível.

O que vale como registro?

Quando a companhia cancelar um voo, você pode tirar foto de qualquer coisa que comprove que isso ocorreu e as consequências sofridas. Registre o painel de informações e do seu cartão de embarque. Lembre-se que também é importante não apagar o e-mail com a confirmação da compra das passagens aéreas.

Dessa forma, também é recomendado guardar os comprovantes de eventuais despesas. Não se esqueça de  documentar gastos com  alimentação e hospedagem. Tudo que for gasto  enquanto você aguarda o novo voo e a contratação de quaisquer outros serviços que foram necessários nesse período devem ser registrados.

Do mesmo modo, se você precisou ir até uma farmácia para comprar itens de higiene pessoal por não poder chegar ao seu destino, guarde esse comprovante também. Se a companhia aérea fornecer algum material informativo sobre como proceder, guarde-o.

Em geral, tudo aquilo que tiver  relação com o cancelamento do voo e o consequente atraso na sua programação, deve ser registrado. Mesmo que na hora você não tenha certeza se aquilo serve ou não como prova, é melhor pecar pelo excesso.

Por que é importante ter esse registro?

Aqui no Brasil, não importa qual foi o motivo que levou ao cancelamento do voo, a companhia aérea é considerada responsável. O passageiro tem uma série de direitos, como por exemplo:

  • Reembolso integral do valor da passagem incluindo a taxa de embarque. Se essa for a sua escolha, a companhia é desobrigada a prestar qualquer outro tipo de assistência material;
  • Remarcação do voo sem custos adicionais em um dia e horário da sua preferência ou a remarcação em outra companhia. Nesse caso a empresa também não precisa prestar assistência material;
  • Embarque no próximo voo para aquele destino, mediante disponibilidade de assentos. A companhia deve prover assistência material.

Mas o que é essa assistência material? Se por conta do cancelamento a sua partida:

– Atrasar mais de duas horas, a companhia deve fornecer voucher para alimentação e telefonema.

– Se o atraso for maior do que quatro horas, o passageiro tem o direito a acomodação, também custeada pela empresa.

Embora esses direitos sejam garantidos, nem sempre o cliente consegue a assistência imediata da companhia. Por isso, é preciso ter todos os registros para ser ressarcido dos seus prejuízos financeiros na Justiça. Sem a documentação em mãos fica bem mais difícil comprovar os fatos, o que também dificulta o reembolso de tais valores.

 

A prova testemunhal é válida?

A resposta para essa pergunta é sim. É possível comprovar os fatos por meio de prova testemunhal. Quando um terceiro, que não seja parente ou amigo, presencia os problemas sofridos pelo passageiro ele pode ser chamado para relatar o ocorrido.

Apesar de ser possível se valer desse meio de prova, ressalta-se em casos de problemas aéreos isso se torna mais difícil. Isso porque no aeroporto temos contato com pessoas do mundo inteiro. Dessa forma, se a testemunha residir em cidade diferente ou até mesmo em outro país fica difícil escutá-la em juízo.

Outro ponto negativo é que com esse tipo de prova dependemos muito da memória humana, que é falha. É possível que a pessoa não se recorde de fatos preciosos do caso.

Portanto, é muito mais vantajoso que nessas ações os viajantes documentem tudo. Recorrer a prova testemunhal é aconselhado em casos muitos específicos e quando as provas reunidas pelo consumidor não forem capaz de comprovar todos os acontecimentos.

O que fazer com os registros?

Enfim, se você não conseguiu suporte da companhia, entre em contato conosco pelo formulário e relate em detalhes o problema. Lembre-se de encaminhar todos os registros feitos por você. Em caso de dúvida você também pode enviar uma mensagem para nossa equipe.

A Extraviou lhe dará toda a assistência possível para garantir que os seus direitos como consumidor sejam respeitados pela companhia aérea. Você deve ser compensado por esse transtorno e nós vamos te ajudar!

Pesquisar
Posts mais populares